CENTRAL DE ATENDIMENTO - (91) 4008-8500

O que é biópsia?

A biópsia é um procedimento médico minimamente invasivo, no qual são retirados fragmentos (amostras) de um determinado órgão, visando analisá-los microscopicamente, em laboratório de anatomia patológica. E assim, se chegar ao diagnóstico médico anatômico de certeza da doença que acomete aquele órgão. Bem como definir a natureza da mesma (benigna ou maligna).

 

Biópsia de Próstata

A biópsia da próstata é um procedimento médico especializado, realizado por via transretal, com o suporte do aparelho de ultrassom e o uso de agulhas especiais automáticas, que retiram os fragmentos da glândula, mediante sinalização eletrônica dada pelo aparelho. O procedimento é realizado a nível ambulatorial, sob sedação e bloqueio anestésico local. Portanto, é indolor, rápido, seguro. Logo após o paciente é liberado para a sua residência. 

 

Indicações:

Habitualmente, a biópsia da próstata é indicada quando o urologista suspeita da presença de um câncer da próstata após uma avaliação clínica e laboratorial inicial.

Principais suspeitas

- Elevação persistente do PSA
- Presença de caroço ou endurecimento acentuado da próstata no toque retal
- Identificação de nódulo prostático, na ultrassonografia transretal
 

Biópsia com Ultrassom

O aparelho de ultrassonografia permite o estudo minucioso da próstata e a retirada de fragmentos das várias regiões prostáticas e de um eventual nódulo, com absoluta segurança sem atingir órgãos vizinhos. São retirados de 8-12 fragmentos em média, de acordo com a solicitação contida no pedido do médico assistente (urologista).

 

Porque fazer o exame da próstata?

Todos os homens acima de 40 anos devem ser submetidos ao exame clínico da próstata, à dosagem do PSA no sangue, ultrassonografia pélvica ou transretal, visando estudar precocemente doenças prostáticas e caracterizar a sua natureza. Após a avaliação clínico-laboratorial e ultrassonográfica, o urologista com base em evidências, poderá até solicitar uma biópsia. Assim, consulte regularmente o seu urologista e siga suas recomendações e indicações.

Neurologie