CENTRAL DE ATENDIMENTO - (91) 4008-8500

BELÉM NA VANGUARDA DOS EXAMES QUE AVALIAM AS SÍNDROMES FETAIS AINDA NO ÚTERO MATERNO.

Belém foi a primeira capital em toda América Latina e a única clínica certificada pela FMF de Londres em toda região Norte do Brasil a realizar o OSCAR: avaliação completa do risco de anomalias fetais no primeiro trimestre de gestação. Um exame de rastreamento de Síndromes fetais no primeiro trimestre da gravidez que associa o ultrassom com a medida da translucência nucal e outros marcadores ultrassonográficos com a bioquímica do sangue materno.

Agora, realizará também o NIPT, uma evolução do O.S.C.A.R., que representa o futuro na área, um verdadeiro retrato genético Pré Natal do bebê ainda no útero com mais de 99% de precisão diagnóstica, de maneira não-invasiva e com apenas uma amostra de sangue da mamãe retirada a partir da 10ª semana de gestação, analisa possíveis alterações no número dos cromossomos 13, 18, 21, X e Y e ainda o sexo do seu bebê. 

O que é:

No NIPT ( Non-Invasive Prenatal Test ) é feita uma coleta simples do sangue materno, com risco zero para o feto e para a mãe,  realizando-se um verdadeiro “retrato genético” do bebê, avaliando-se o número de cromossomos que ele tem.



 


Período de realização do exame:

Pode ser realizado em qualquer tempo da gravidez logo após a décima semana de gestação através de uma simples amostra de sangue da mãe, não ocorrendo nenhum risco para mãe nem para o bebê. Após a coleta do sangue materno é analisado o DNA livre circulante do feto no sangue materno para verificar se existe ou não alguma alteração cromossômica fetal.

A análise do exame:

O exame detecta as alterações no número dos cromossomas 13 ( Patau),

18 ( Edwards)  e 21 ( Down ) e os cromossomas X e Y analisando também o sexo do bebê.

 

Tempo do resultado:

O resultado é entregue em 10 dias úteis.

Sensibilidade do exame:

Taxa de precisão superior a 99%

CSD- Clínica Som Diagnósticos

Pioneirismo no rastreamento de síndromes fetais na América Latina.

Certificação Internacional da Fundação de Medicina fetal de Londres ( FMF-London)

O diretor médico da CSD- Clínica Som Diagnósticos é certificado pela FMF-London para realizar o rastreamento de síndromes e a predição de pré-eclâmpsia no primeiro trimestre da gravidez.

Anualmente envia para a FMF-London o relatório de todos os seus rastreamentos realizados assim também com imagens dos seus exames e tem sua licença renovada da FMF-London e seu nome constando no site da FMF-London como profissional capacitado para realizar estes exames por ter submetido a sua auditoria e imagens para FMF-London.

Fundação de Medicina Fetal Latino Americana – FMF-LA

Um marco na história da Medicina Fetal na América latina foi a criação da Fundação de Medicina Fetal Latino Americana – FMFLA – em Belém , pelos Drs. Eduardo Nassar e Renato Ximenes, nas instalações da CSD-Clínica Som Diagnósticos. Este fato propiciou a FMFLA realizar inúmeros eventos na área de medicina fetal em Belém, inclusive internacionais, que muito contribuíram para o avanço de todo o rastreamento e diagnóstico na medicina fetal na nossa cidade. Hoje a FMFLA, tem com sde a cidade de Campinas ( SP) e tem como seu curador o Prof. Renato Ximenes, realizando a formação de profissionais em toda da América Latina e grandes eventos internacionais,

Neurologie