CENTRAL DE ATENDIMENTO - (91) 4008-8500

Angiotomografia do Coração com dupla checagem de laudo.

A CSD - Clínica Som Diagnósticos realiza todos os exames tomográficos, inclusive a angiotomografia do coração num dos equipamentos mais modernos do mundo. Tratase do Aquilion Multislice 64 canais, um dos primeiros tomógrafos com tecnologia Multislice, utilizado nos principais hospitais do mundo, o mesmo do InCor‐SP Instituto do coração em São Paulo, na CSD – Clínica Som Diagnósticos, sob a responsabilidade técnica do Dr. Jacob Gabbay, com formação no Hospital Albert Einstein. A equipe de laudos da CSD ‐ Clínica Som Diagnósticos trabalha com a dupla checagem de laudos, realizada pela Drª Lena Prado e Drª Stela Lima, ambas com formação no serviço de tomografia de coronárias do HCor ‐ Hospital do Coração em São Paulo, garantindo laudos muito mais precisos. Pouquíssimas clínicas em todo País contam com essa estrutura, que une a mais moderna tecnologia em tomografia computadorizada do mundo com a dupla checagem de laudos, realizada por profissionais altamente qualificados.

Os benefícios da Angiotomografia de Artérias Coronárias

A Angiotomografia de Artérias Coronárias é um exame moderno, rápido e que fornece dados relevantes para a estratificação de risco e também o acompanhamento dos pacientes com doença ateroesclerótica estabelecida ( pós-revascularização do miocárdio e pós-implante de stent ). O exame é composto de duas fases de análise: o Score de Cálcio e a Angiotomografia das Artérias Coronárias

O QUE É UMA ANGIOTOMOGRAFIA DE ARTÉRIAS CORONÁRIAS?

  • Uma Angiotomografia de Artérias Coronárias usa avançada tecnologia de tomografia computadorizada, associada à injeção de contraste iodado não iônico endovenoso ( mesmo contraste usado em exames de cateterismo),  para obter em alta resolução, imagens 3D do coração e de suas grandes artérias.
  • Angiotomografia de Artérias Coronárias também é chamada Tomografia Multi-Slice, tomografia cardíaca ou tomografia de coronárias. Durante o exame, raios X  passam através do corpo e são capturados  por detectores em um  scanner, que produz imagens 3D em uma tela de computador. Essas imagens são avaliadas por profissional habilitado para determinar a existência de placas de gordura e/ou depósitos de cálcio presentes nas paredes das artérias coronárias.
  • Angiotomografia de artérias coronárias é um método não invasivo usado para detectar obstruções nas artérias coronárias. Esse exame é bem mais rápido que um cateterismo cardíaco, com risco potencialmente menor e menos desconforto, além de tempo de recuperação menor.

Apesar da Angiotomografia de Artérias Coronárias está crescendo em uso, a angiografia de artérias coronárias (cath) ainda é considerado o método “padrão ouro” para detecção de estenoses em artérias coronárias, assim como para avaliar o tratamento mais eficaz ( angioplastia ou cirurgia). Por outro lado, essa nova tecnologia tem consistentemente se mostrado eficiente para detecção de estenoses significativas de artérias coronárias e não invasivamente pode detectar “ placas moles” de gordura em suas parede que ainda não estão causando problemas, mas que no futuro podem ocasionar sérios problemas caso não haja mudanças no estilo de vida ou tratamento medicamentoso.

Quais pacientes devem se submeter a uma Angiotomografia de Artérias Coronárias?

 O primeiro e mais importante passo para o paciente determinar se ele deve se submeter a este exame é consultar seu cardiologista.  A indicação  adequada da Angiotomografia de Coronárias é importante uma vez que o Scan emite Raio X durante a exposição (um potencial mínimo de estimular o câncer)  e existe sempre a administração de contraste (reações alérgicas e danos aos rins). Com indicação adequada e esforços de redução de risco, a CSD realizou com sucesso e sem complicações maios de 1200 exames anuais.

Globalmente, a Angiotomografia de Coronárias chegou para ajudar a preencher uma lacuna  em detectar estenoses significativas e depósito de cálcio nas artérias coronárias, assim como a presença de depósitos de gordura. Particularmente, este tem sido o método usado para excluir doença coronária. Como resultado, o Setor de Angiotomografia da Clínica CSD apoia a indicação racional de Angiotomografia de Coronárias para :

  • Pacientes  que apresentam risco intermediário para doença arterial coronária e que apresentam sintomas sugestivos de Angina Pectoris.
  • Sintomas atípicos para doença coronária (com dor no peito não relacionada com o esforço) e que se enquadram no perfil de risco baixo ou intermediário para doença coronária.
  • Exame provocativo de isquemia como teste ergométrico ou cintilografia cujo resultado seja inconclusivo ou ineficaz.
  • Aqueles com suspeita de anomalias congênitas de artérias coronárias.
  • Pacientes já submetidos a revascularização do miocárdio e/ou implante de stent farmacológico, para avaliar patência de  enxertos e/ou  stents.

Para esses tipos de pacientes, a TC de coronárias pode propiciar importantes dados para o cardiologista sobre a extensão e a natureza de formação das placas com ou sem estenose das artérias coronárias. A TC de Coronárias também, não invasivamente, pode excluir estenose de coronárias como causa de sintomas como dor no peito e detectar outras causas para o sintoma. A consulta iniciaI com o cardiologista ou clinico é a chave para pacientes, buscando determinar a indicação apropriada da TC de coronárias.

Quem não deveria fazer TC de coronárias?

É importante salientar que a Angiotomografia de Coronárias não é um método substituto do cateterismo cardíaco. Pacientes com quadro de ataque cardíaco devem ser submetidos a cateterismo cardíaco. Além destes, pacientes com peso acima de 130Kg e aqueles com arritmia cardíaca tipo fibrilação atrial não devem  fazer Angiotomografia de coronárias, pois a FC elevada e irregular compromete a imagem das coronárias.

Qual tipo de aparelho de Angiotomografia é uitlizado na CSD?

A CSD tem um dos mais modernos e melhores equipamentos de angiotomografia de coronárias que é o Toshiba 64 canais multi-slice.

Como marcar uma Angiotomografia de Coronárias na CSD?

Com o seu pedido de exame em  mãos você pode comparecer em uma de nossas unidades para marcação ou marcar pelo telefone 4008-8500.  No ato da marcação você receberá informações sobre jejum, medicamentos a serem suspensos antes do exame e orientações para pacientes alérgicos. Importante informar que pacientes com histórico de alergia grave, adolescentes e mulheres grávidas devem evitar fazer esse exame.  É importante que o paciente esteja  com creatinina < 2.0mm/dl , exceto aqueles que já fazem hemodiálise,  que poderam realizar o exame sem problemas, desde que o agendem para antes da sessão de hemodiálise.

Esse exame é realizado de 2ª a 6ª feira, com a presença de um médico cardiologista.

Neurologie